Este post é especialmente indicado para quem não sabe que tipo de bikini favorecerá o seu corpo. Atenção que isto não são regras que devem seguir à risca, são apenas orientações para quem não sabe como escolher um bikini. Temos tantas informações nas lojas e às vezes a ajuda que nos dão é igual a 0, ou seja, ficamos sem saber para onde nos virar.
Apesar de o frio ter regressado por agora, as colecções de praia já estão nas lojas e estou confiante que o calor voltará brevemente!
Espero que este mini-guia vos ajude ;)
Para começar, vou falar dos vários formatos de corpo que há, pois o primeiro passo é identificarmos o nosso para, posteriormente, passarmos à escolha do bikini.
1. Ampulheta: Quadris e ombros com largura aproximada e cintura definida.
- A usar: qualquer tipo de bikini valorizará as proporções deste corpo, ter apenas atenção as especificações individuais de cada pessoa (ter um corpo ampulheta não segnifica ser uma top-model, pode sempre ser o caso de haver algo a "disfarçar").
- A evitar: exageros. Ninguém gosta, e ter um corpo mais proporcional não deve ser mote para abusar de tudo. Ter atenção às tais especificações pessoas (p.e.: se for uma pessoa com um peito maior, não deverá usar padrões que chamem a atenção para o mesmo).
2. Triângulo Invertido: Ombros mais largos que os quadris.
- A usar: partes de cima com costas cruzadas, pois estreitam. O ideal é usar as partes de baixo mais chamativas que as partes de cima, que devem ser mais claras (p.e.: usar slips com padrões/folhos/texturas e partes de cima lisas).
- A evitar: riscas horizontais na parte de cima.
3. Triângulo: Quadris mais largos que os ombros.
- A usar: partes de cima chamativas, com padrões, riscas horizontais, cores chamativas, e partes de baixo mais discretas e preferencialmente com cores lisas.
- A evitar: padrões na parte de baixo, especialmente riscas horizontais (é importante não esquecer que estas alargam!).
4. Rectângulo: Não existem curvas muito definidas.
- A usar: partes de baixo com cintura descida, partes de cima torcidas no centro (para chamar a atenção/dar curvas), trikinis, pois conferem a ilusão de volume em cima/baixo e definem a cintura.
- A evitar: Slips com laços de lado, pois conferem mais volume à zona da anca, e linhas muito direitas. Aqui o objectivo é criar o efeito de curvas tanto na parte de cima como na de baixo.
5. Oval: Cintura nada definida em relação aos quadris e aos ombros.
- A usar: riscas verticais, pois alongam a silhueta, tal como os decotes em V. As partes de baixo devem ser mais altas nas laterais para disfarçar a zona abdominal, se for o caso. Idealmente devem ser usadas cores mais escuras ou neutras.
- A evitar: riscas horizontais, especialmente em fatos-de-banho, e muitos padrões.
Existem sempre pequenos truques que nos ajudam a valorizar o nosso corpo, e o primeiro é pôr de lado a ideia que existe um tipo de corpo que é perfeito e que o vosso está longe disso, e que não conseguem encontrar nada que vos fique bem.
No caso de quem tem peito grande, não precisará de um sutien push-up, mas sim que um sutien com armação e sem almofada - pois vais sustentar o peito sem conferir mais volume. Já quem tenha peito pequeno e queira evidenciá-lo, pode usar sutiens mais almofadados, que levantem o peito e confiram volume extra.
Não esquecer que os padrões, as riscas e as texturas evidenciam e as cores lisas disfarçam. O branco também dá um aumento ilusório, enquanto que o preto faz o oposto!
A Calzedonia é uma óptima opção para encontrarem o vosso bikini perfeito, pois têm uma oferta imensa, com cores lisas, com padrões, com texturas, folhos, riscas, flores... tudo o que possam imaginar. E desengane-se quem julga que são bikinis feitos apenas para quem tem um corpo "perfeito", pois existem formatos para todos os corpos e todos os tamanhos! Experimentem, testem as dicas e vejam se funciona convosco ;)
Agora deixo-vos um pouco do desfile da Calzedonia para começarem já a pensar quais os bikinis que vão experimentar!
Até já,